sábado, 8 de dezembro de 2012


Entrevista com Ana Maria Machado
A premiada autora de Bisa Bia, Bisa Biel conta sua história com as palavras e dá dicas para estimular a leitura desde cedo
07/12/2012 17:10
Texto Iana Chan
Foto:
Ana Maria Machado é uma das maiores escritoras brasileiras. Com 40 anos de carreira, a presidente da Academia Brasileira de Letras já publicou mais de 100 livros, a maioria para crianças. História meio ao contrário e Bisa Bia, Bisa Biel, pelos quais recebeu o Jabuti de 1978 e 1983, respectivamente, são alguns títulos de sua obra, que hoje circula em mais de 18 países.
Filha de pai jornalista, Ana aprendeu a ler sozinha antes dos cinco anos: "volta e meia eu chegava perto de alguém e perguntava coisas como "n-h-a, como é que faz?" Respondiam "nha" e eu seguia em frente. Quando perceberam, eu estava lendo", relembra.
E as palavras se tornariam a matéria-prima da então pintora carioca que estudara no Museu de Arte Moderna. Em 1964, Ana se formou em Letras na Universidade Federal do Rio de Janeiro, deu aulas de Português nos colégios Santo Inácio e Princesa Isabel, além de também lecionar na Universidade de Berkeley, na Califórnia.
Sobre a profissão, ela adverte: "Eu adorava. Tanto que escolhi. Mas a sociedade precisa prestigiar mais o magistério, para poder exigir melhor qualidade dos professores."
No final de 1969, foi viver seu exílio da ditadura militar na Europa, onde deu aulas na conceituadíssima Sorbonne, em Paris, e trabalhou como jornalista na revista Elle. Seu doutorado sobre Guimarães Rosa foi orientado por ninguém menos do que o semiólogo francês Roland Barthes. Do escritor mineiro conta que interessava-lhe "a consciência da linguagem e a geniealidade."
Também nesse ano, publicou sua primeira história infantil a pedido da Revista Recreio, da Editora Abril, e, para nossa sorte, nunca mais parou... Confira a entrevista que a vencedora do Nobel da literatura infantil mundial, o Prêmio Hans Christian Andersen, concedeu ao Educar para Crescer:
Para continuar lendo a entrevista, acesse o link abaixo:



segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Olá amiguinhos apreciadores desse humilde blog, vou compartilhar o projeto que desenvolvi com os alunos da 5ª B, da E.E Raquel Saes Melhado.
Nosso tema foi FÁBULAS, um gênero muito gostoso né???? foi muito divertido e rico em conhecimento, além de nos ensinar mais um pouquinho sobre as fábulas, interagimos também com a lousa digital, foi uma festa só, como foi gostoso ver eles aprendendo com diversão. E olha que foi muito legal mesmo, trabalhamos muitos games educativos online e para finalizar nosso projeto apresentamos um teatro da Cigarra e as formigas, deem uma olhadinha nos links abaixo e deixe seu comentário!!!!




quinta-feira, 7 de junho de 2012

Desde pequena sempre ouvi dizer que a leitura nos transporta a um mundo nunca visto, a lugares imagináveis e hoje posso dizer que tudo era verdade, que tal pegar um livro e começar a ler agora!! fica ai a dica...




Quem disse que menina não é bom de futebol?
Deem uma olhadinha nesse link
+feminino+e+campeao+em+nova+odessa

terça-feira, 5 de junho de 2012

Poema: Ismália



Quando Ismália enlouqueceu,
Pôs-se na torre a sonhar…
Viu uma lua no céu,
Viu outra lua no mar.

No sonho em que se perdeu,
Banhou-se toda em luar…
Queria subir ao céu,
Queria descer ao mar…

E, no desvario seu,
Na torre pôs-se a cantar…
Estava perto do céu,
Estava longe do mar…

E como um anjo pendeu
As asas para voar…
Queria a lua do céu,
Queria a lua do mar…

As asas que Deus lhe deu
Ruflaram de par em par…
Sua alma subiu ao céu,
Seu corpo desceu ao mar…

ALPHONSUS DE GUIMARAENS

Divulguem: inscrições do ENEM




As inscrições do ENEM 2012 começaram na última segunda-feira, dia 28 de maio, e o número de inscritos já chegou aos 2 milhões. O Exame Nacional do Ensino Médio realizado no ano passado (2011) registrou 5,4mi de inscrições. A previsão do Ministério da Educação (MEC) é de que este número fique em torno dos 6,1 milhões neste ano.
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, assegurou que os interessados não estão encontrando dificuldades em realizar as inscrições ENEM 2012. Segundo ele, eventuais problemas e reclamações são identificados e solucionados diretamente com o aluno.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) trabalha junto com o MEC para que esta edição seja marcada como mais segura e transparente do que as anteriores. Torcemos para que transtornos como vazamento de questões, roubo de provas e erro nos gabaritos não ocorram mais. A promessa é de que todos os participantes, juntos de suas famílias, estejam mais tranquilos frente a um ENEM cada vez mais aperfeiçoado e seguro.
A região que está registrando mais inscrições é o Sudeste, seguido por Nordeste, Sul, Centro-Oeste e Norte. Os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro são os destaques. Amapá e Roraima são os que apresentam os menores números.
No primeiro dia o ENEM chegou a ter 600 inscrições por minuto. A maioria dos estudantes que se inscrevem para as provas possuem baixa renda, outra boa parte estuda em escolas públicas e uma menor quantia estuda em escolas privadas.
Levando em conta o grande número inicial de inscritos, o MEC espera que cerca de 6 milhões de pessoas façam as provas do ENEM 2012 nos dias 03 e 04 de novembro, descontando o percentual de desistências. Caso você ainda não tenha feito, acesse o site http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricao/ e faça sua inscrição até o dia 15 deste mês (junho).
Estudantes que estão concluindo o ensino médio em escolas públicas e pessoas que tiverem a declaração de carência aprovada não precisam pagar a taxa de R$ 35,00. Os demais terão até 20 de junho para efetuarem o pagamento em uma agência do Banco do Brasil.
Continue acompanhando as atualizações do SitedoEnem para se manter atualizado. Se ligue nas novidades do ENEM 2012 e boa sorte!